85,7% dos entrevistados pelo Paraná Pesquisas são contra a soltura de presos em razão da pandemia da covid-19. Os resultados da avaliação foram divulgados nesta segunda-feira (15).
8,6% são favoráveis à soltura de presos a fim de que eles não corram riscos nos presídios por causa da doença. 5,6% não souberam ou não opinaram.
Os jovens, diz a pesquisa, são os mais favoráveis à soltura de presos, representando 14,2% entre os entrevistados de 16 a 24 anos. Entre quem tem 35 e 44 anos, o índice é menor, chegando a 6,44% a favor e 88,2% contrários à soltura.
O Paraná Pesquisas ouviu 2.026 brasileiros nas 27 unidades da federação entre os dias 8 e 12 de fevereiro. O grau de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2 pontos percentuais para os resultados gerais.
Soltura
A resolução para soltura de presidiários foi do Conselho Nacional de Justiça. Muitos internos, que sofriam apenas de hipertensão arterial, foram soltos e voltaram a cometer crimes graves, entre eles estupro seguido de morte. Traficantes e outros criminosos usaram laudos médios falsos atestando vulverabilidade à doença e deixaram os presídios. Quando a farsa foi descoberta, eles já não foram mais encontrados.