Tema que gerou até manifestação de pescadores na Assembleia Legislativa, no ano passado, o Cota Zero terá alterações e novo decreto publicado ainda esse mês, segundo o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele afirma que, depois de estudos técnicos, haverá a mudança da exigência do tamanho dos peixes.
"A gente definiu, por meio de estudos técnicos, e iremos fazer uma republicação dos tamanhos dos peixes, respeitando a questão técnica e científica. Sobre outras mudanças, estamos dialogando", explicou.
Azambuja afirma também que o governo está conversando com os ribeirinhos e pescadores amadores para achar um meio termo em outros pedidos como a quantidade de pescado, por exemplo. Até o momento, não tem nada definido.
“Entendo que é um retrocesso [acabar com o programa], pois seria um ganho ambiental para MS. A ideia é repovoar os rios e preservar o meio ambiente”, justifica o governador.
O programa Cota Zero proíbe a captura, consumo, comércio e transporte de 21 espécies de peixes que estejam fora do tamanho estipulado pela lei.