Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, nesta quinta-feira (14), os gabaritos e os cadernos de questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024.
A divulgação, que seria no dia 20 de novembro, foi antecipada. O material está disponível no portal do Inep, separado de acordo com as cores dos cadernos e os dias de aplicação.
Uma questão foi anulada na prova de ciências da natureza. Com isso, ela não será considerada para o cálculo da proficiência dos participantes. O número dessa questão é 124 no caderno verde, 100 no cinza, 129 no azul e 102 no amarelo.
Também estão disponíveis os cadernos das provas adaptadas para o leitor de tela livre. Por meio do software NonVisual Desktop Access (NVDA), que captura toda e qualquer informação de texto, o conteúdo do material é transformado em fala, o que permite a acessibilidade para deficientes visuais.
Os gabaritos e os cadernos de questões também podem ser baixados e lidos com o suporte do Dosvox, um programa que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz.
Reaplicação
O prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2024, por meio da Página do Participante, vai se encerrar nesta sexta-feira (15). As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para realizar as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.
Ao todo, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2024. Os resultados finais serão divulgados em 13 de janeiro de 2025.