O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou, na tarde desta quarta-feira (1), que o órgão recomenda o uso de máscaras por toda a população, mesmo as caseiras, feitas com pano. Antes, a orientação era somente para quem tinha os sintomas.
Mandetta pediu ao secretário-executivo que publique no site do ministério quais são os tecidos indicados para produzir a proteção.
Conforme o ministro, devido a gravidade da situação e em razão de um provável relaxamento no isolamento social, todos devem usar a proteção, ainda que caseira.
As máscaras cirúrgicas devem ser destinadas apenas para os profissionais de saúde que lidam com pacientes do Covid-19. Ele pediu, inclusive, para que quem comprou o modelo N-95 entregue nos hospitais para uso dos médicos.
"Acho que máscaras de pano para os comunitários funciona muito bem como barreira. Não é caro de fazer, faça você mesmo, tem na internet, faça você mesmo e lave com água sanitária, ou o nome que você conhece. Lave por 20, tenha 4 ou 5 de uso pessoal, você mesmo lava, reaproveite. Agora é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente ficar agora lamentando que a china não tá produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas e as nossas armas vão ser aquelas que nós tivermos", disse Mandetta, segundo o site Bem Estar.
O ministro destacou que essa é uma solução viável e que não adianta culpar a China por ser a única produtora mundial desse tipo de proteção.