A Portuguesa perdeu, por unanimidade, a primeira batalha extra-campo contra o Fluminense. Em primeira instância, a equipe paulista foi condenada à perda de quatro pontos e multa de R$ 1 mil, pela escalação irregular do meia Héverton na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com essa punição, a Lusa irá disputar a segunda divisão nacional em 2014 com 44 pontos, atrás do time carioca que, com 46 pontos, se mantém na elite do futebol brasileiro.
Como ainda se trata de julgamento de primeira instância, a Portuguesa deverá entrar com recurso no Pleno, que deverá ser julgado até o fim deste ano. Os advogados paulistas ainda consideram levar o caso à Justiça Comum, caso tal atitude seja necessária.
Histórico - Com a decisão de ontem, essa é a terceira vez que o Fluminense consegue a permanência na Série A "no tapetão". A equipe que foi campeã em 2012 e teve uma atuação pouco efetiva em 2013, já havia se beneficiado da virada de mesa em 1996, quando caiu em campo e ficou na elite após levar o resultado ao jurídico. Em 1999, o clube 'saltou' da terceira divisão diretamente à primeira e, assim, disputou a Copa João Havelange, no ano seguinte.