O ex-presidente Lula (PT) venceria as eleições presidenciais de 2020, caso fossem disputadas neste momento. O petista ganha do atual presidente, Jair Bolsonaro, no primeiro e no segundo turnos.
Os dados são da revista Exame-Ideia, divulgados nesta sexta-feira (23). No levantamento, que ouviu 1.200 pessoas, é a primeira vez que Lula aparece à frente de Bolsonaro.
1º Turno
Se o primeiro turno das eleições fossem hoje, Lula teria 33%, contra 32% de Bolsonaro. A pesquisa destaca que essa é a primeira sondagem após o STF anular os processos do petista na Lava Jato, fato que o torna apto a disputar as eleições do ano que vem.
Em seguida, diz a Exame, aparecem Ciro Gomes, com 9%; Luciano Huck com 6%; João Dória com 4%; João Amoedo e Luiz Henrique Mandetta com 3% e Danilo Gentili com 2%. 5% não sabem e ninguém-branco ou nulo somam 4%.
2º Turno
Em um eventual segundo turno, Lula registra 40% das intenções de voto contra 38% de Bolsonaro.
Desaprovação
A pesquisa também avaliou se o entrevistado aprova ou desaprova a gestão Bolsonaro. Neste caso, 54% dos entrevistados disseram desaprovar o trabalho do presidente. 25% disseram que aprovam a gestão e 20% responderam que nem aprovam nem desaprovam.
Bolsonaro mantém preferência sobretudo na região Norte (51%) e entre os entrevistados que disseram ser evangélicos (44%). Esta é considerada a pior avaliação de Bolsonaro desde o início do governo de Jair Bolsonaro.
A pesquisa foi realizada dos dias 19 a 22 de abril e a margem de erro é de 3p.p para mais ou para menos.