Mesmo sem poder concorrer as próximas eleições, como a de 2022, o ex-presidente Lula ainda segue querido pelos brasileiros. Em uma pesquisa divulgada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), apontou que 50% dos entrevistados votaria no petista para assumir o país novamente.
A intenção da pesquisa é medir o potencial de votos para os dez possíveis candidatos nas eleições presidenciais do ano que vem.
A porcentagem de votos supera, e muito, a intenção de votos que chegaria ao atual presidente Jair Bolsonaro, que recebeu apoio de 38% dos entrevistados. Porém, 44% também disseram que não votariam em Lula e outros 56% jamais reelegeriam Bolsonaro.
Luiz Inácio Lula da Silva está proibido de concorrer a cadeira de presidente por estar envolvido em sentenças sobre imóveis em Guarujá e Atibaia, conforme o portal Meia Hora.
Lula e Bolsonaro lideram o ranking de potencial de voto para 2022, seguidos pelo ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro, Sérgio Moro (31%); Luciano Huck (28%); Fernando Haddad (27%); Ciro Gomes (25%); Marina Silva (21%); Luiz Henrique Mandetta (15%); João Doria (15%); e Guilherme Boulos (10%).
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas de 143 municípios do Brasil entre os dias 19 e 23 de fevereiro.