O ex-presidente Lula, do PT, aparece em primeiro lugar, na pesquisa eleitoral da Ipespe/XP Investimentos, divulgada nesta sexta-feira (18), em São Paulo. O petista tem 34% das intenções de voto.
O presidente Jair Bolsonaro, do PL, aparece com 26% das intenções e o ex-ministro Sérgio Moro, do Podemos, tem 11%. Os outros pré-candidatos têm 7% ou menos, segundo o Estadão.
Governo de SP
A corrida para o Governo de SP é liderada por Fernando Haddad, também do PT. O Ipespe testou cenários onde o eleitor é informado que Haddad tem apoio do ex-presidente Lula e também quando não é informado.
Ainda de acordo com o jornal, quando o nome de Haddad é associado ao de Lula, ele aparece com 38% das intenções de voto. Quando essa informação não é apresentada, ele tem 33% de apoio.
Tarcísio
O atual ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, também teve o nome testado na avaliação. Quando o nome dele é associado ao de Jair Bolsonaro, ele aparece com 25% das intenções de voto. Quando a associação não é informada, ele surge com 16% de intenção.
Ainda segundo o Estadão, o vice-governador SP, Rodrigo Garcia, do DEM, tem 10% dos votos com o apoio de João Doria. No cenário, sem o tucano, Garcia aparece com 7%.
O Ipespe testou mais quatro cenários para a corrida eleitoral ao governo paulista. Nos três em que aparece, Haddad ficou em primeiro lugar. Sem o petista na corrida, o socialista Márcio França (PSB) aparece na liderança e tem 31% das intenções de votos, praticamente o dobro das intenções de votos em relação ao segundo colocado, Tarcísio de Freitas, com 15%.