Eleitores de Jair Bolsonaro em 2018, mas que hoje se sentem descontentes com o presidente, estão migrando mais para o ex-presidente Lula, do PT, do que para Sérgio Moro, do Podemos. A análise é do instituto PoderData, revelado nesta segunda-feira (7).
Conforme os dados, Lula herda 21% dos eleitores de Bolsonaro de 2018, caso as eleições fossem hoje. Já o ex-juiz, conhecido pela atuação na operação Lava Jato, ficaria com apenas 10% dos votos do atual presidente.
O PoderData indica que Bolsonaro tem, neste momento, apenas 54% dos votos recebidos na eleição passada.
Dos que votaram em Fernando Haddad, em 2018, 72% dizem que vão votar em Lula. Entre os que disseram ter votado em branco ou nulo na eleição passada, 75% revelaram que vão de Lula, se a eleição fosse hoje.
O pré-candidato pelo PDT, Ciro Gomes, diz o levantamento, herdaria 4% dos votos de Bolsonaro e 12% dos votos dados em Haddad, em 2018.
Outro postulante à presidência, João Doria, do PSDB, receberia 3% dos votos, tanto de quem votou em Haddad quanto de quem optou pelo atual presidente.
Pesquisa
Lula lidera a corrida presidencial, com 41% das intenções de voto. Entretanto, a vantagem do petista sobre Bolsonaro, que aparece com 30%, caiu de 14 para 11 pontos. Ciro Gomes e Moro ficaram empatados em terceiro lugar com 7%.