O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, aparece à frente de Bolsonaro, em pesquisa sobre as eleições de 2022. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (5).
Segundo a pesquisa da XP/Ipespe, no cenário estimulado (quando o entrevistador apresenta os nomes para o entrevistado), o petista fica com 29% contra 28% de Jair Bolsonaro. No entanto, fica dentro da margem de erro, que é de 3,2%.
Se comparado com a pesquisa anterior, Lula teve aumento de 4% nas intenções de voto. Já o atual presidente caiu 1% comparado ao levantamento anterior, feito no começo de março.
Na sequência, aparecem o ex-juiz Sergio Moro e o ex-governador Ciro Gomes, com 9% cada, e o apresentador Luciano Huck, com 5%. O candidato à Presidência, Guilherme Boulos (PSOL), o governador João Doria (PSDB) e o ex-ministro
Luiz Henrique Mandetta (DEM) aparecem com 3% das intenções de voto. Indecisos e os que pretendem votar em branco ou anular, somam 12%.
Segundo turno
Já na simulação de um segundo turno, a vantagem de Lula é bem maior. O petista tem 42% contra 38% de Bolsonaro.
Na simulação com outros candidatos, Bolsonaro empataria com Moro (30% a 30%) e Ciro Gomes (38% a 38%) e venceria Huck (35% a 32%) e Doria (37% a 30%).
O XP/Ipespe entrevistou 1.000 pessoas entre 29 e 31 de março.