O instrutor de surfe, Matheus Ribeiro, foi indiciado por receptação de uma bicicleta roubada, no Rio de Janeiro. Ele ficou conhecido nacionalmente, em junho deste ano, por reclamar que foi acusado injustamente de ter roubado a bicicleta elétrica de um casal.
Conforme a Band, em junho deste ano, Matheus estava parado com a bicicleta elétrica em frente a um shopping, quando um casal, que teve uma bicicleta semelhante furtada, o abordou. Ribeiro foi interrogado pelos dois e teve de provar que a bike em questão não era do casal.
À época, Matheus alegou que só foi considerado suspeito de roubo pelo casal em razão de ser negro e morador de favela.
Porém, diz o site, na ocasião, a Polícia Civil percebeu que Matheus ligava a bicicleta com a chave de uma moto. Além disso, a polícia identificou o vendedor da bicicleta, que foi vendida a Matheus pela metade do preço – R$ 3,6 mil - sem nota e sem a bateria e carregador originais.
Ainda segundo a polícia, Matheus teria sido orientado a usar a bike somente na favela onde mora. Ele foi investigado e agora indiciado. Matheus diz que não vai se pronunciar sobre o caso, por orientação dos advogados.
O casal que abordou Matheus em junho deste ano foi denunciado por calúnia, mas o processo foi arquivado este mês.