O I Congresso Brasileiro de Saúde no Esporte será realizado entre os dias 9 e 11 de maio, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O evento que abordará a importância da multidisciplinaridade da saúde no esporte contará com a presença de profissionais e acadêmicos das áreas da Odontologia, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Biomedicina e Educação Física, além de atletas e treinadores.
“A idéia é incentivar o trabalho interdisciplinar. Para o bom rendimento do atleta é preciso um trabalho realizado pelos profissionais da saúde. É importante o acompanhamento do nutricionista, do médico, do professor de Educação Física, do fisioterapeuta e também do Cirurgião-Dentista, além de outros profissionais”, explica o presidente do Congresso, Reinaldo Akamine.
Na grade científica estão previstos palestrantes conhecidos nacionalmente. Uma palestra já confirmada é do jogador de futebol, Amaral, com passagens por grandes clubes brasileiros, internacionais e até mesmo pela seleção brasileira. Amaral, com expertise na área como atleta, abordará como a intervenção das várias áreas da saúde pode ajudar no rendimento de um esportista. O atleta é um exemplo, já que hoje aos 42 anos, ainda demonstra muito fôlego defendendo o time paulista Capivariano.
Alexandre da Silva Mariano, mais conhecido como Amaral, iniciou a carreira nas categorias de base do Palmeiras. O volante atuou pela seleção Brasileira nos anos de 1995 e 1996 e participou dos jogos olímpicos de 1996.
Com a boa atuação no clube paulista, acabou atraindo olhares de equipes européias. Jogou pelo Parma (então campeão da Copa da UEFA), Benfica e Fiorentina, entre outros times.
No Brasil, além do Verdão, Amaral também jogou pelo Corinthians, quando foi campeão brasileiro em 1998 e 1999 e pelo Vasco da Gama, onde conquistou mais dois títulos importantes: Campeão Brasileiro e Campeão da Copa Mercoscul, ambos no ano 2000. O jogador ainda teve passagens por diversos clubes.