O Colégio Eleitoral atestou, nesta segunda-feira (14), Joe Biden como o presidente eleito dos Estados Unidos. A posse do democrata está marcada para o dia 20 de janeiro.
Segundo o G1, os 538 delegados dos 50 estados e do Distrito de Columbia apresentaram publicamente os votos. Agora as cédulas serão levadas para Washington, onde serão formalmente recebidas e contadas em uma solenidade no Congresso Nacional.
Com a publicação oficial do resultado do estado da Califórnia, 55 votos daquele estado foram direcionados para Biden, que assim atinge os 270 votos necessários para ser considerado o vencedor da eleição.
Ainda segundo o site, com isso, o democrata se aproxima de confirmar 306 delegados no Colégio Eleitoral, contra 232 do republicano Donald Trump, atual presidente e derrotado na tentativa de se reeleger. Considerando o voto popular, Biden teve 81,3 milhões de votos (51,3%) contra 74,2 milhões (46,8%) de Trump.
Donald Trump se recusa a aceitar o resultado e já interpôs diversas ações de recursos para recontagem dos votos e constatação de fraudes. As cortes estaduais e a Suprema Corte dos EUA negaram os apelos.