A habilidade do piloto do avião de pequeno porte ao fazer um pouso forçado, neste sábado (05), na BR-101, na cidade de Garuva, em Santa Catarina, impressionou e chamou a atenção de quem passava pelo local.
A manobra foi feita em meio a carros e caminhões que transitavam pela rodovia e não houve vítimas. Na aeronave haviam duas pessoas a bordo, o piloto Mateus Renan Calado, de 29 anos, e o proprietário do avião, Valdemiro José Minella, de 71, que saíram ilesos, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Imagens registradas por motoristas mostram o momento impressionante em que o monomotor desce e para no acostamento da estrada. A aeronave foi rapidamente removida, e o tráfego voltou a fluir com pequenas retenções.
Conforme a PRF, a aeronave saiu do aeroclube de Guaramirim e iria voltar para o mesmo local, mas sofreu uma pane no motor que obrigou o piloto a fazer um pouso de emergência.
Segundo o RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), o avião é um Pelican 500 BR, usado para pulverização agrícola. A aeronave possui certificado de aeronavegabilidade em situação normal, sob regime experimental, comum em aeronaves agrícolas modificadas ou em uso específico.