O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, nesta terça-feira (27), que o novo coronavírus foi uma invenção da China. O ‘’Posto Ipiranga’’ do presidente Bolsonaro também falou que a vacina chinesa é menos efetiva que a norte-americana.
Segundo a IstoÉ, a fala de Guedes ocorreu em reunião do Conselho de Saúde Complementar. Nela estava presente o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Ainda segundo a revista, ao saber que o vídeo estava sendo gravado, o ministro disse:
‘’Só não manda para o ar por favor’’.
A transmissão do evento foi feita pelas redes sociais do Ministério da Saúde, mas após o término da reunião a gravação não estava mais disponível.
Contexto
O ministro da Economia falava sobre a importância do investimento privado para o avanço de tecnologias em países desenvolvidos. Ele citou como exemplo a vitória dos Estados Unidos e Reino Unido na 2ª Guerra Mundial que, na visão dele, ocorreu por força do setor industrial desses dois países.
Ao fim da fala, diz a IstoÉ, o ministro afirmou: “O chinês inventou o vírus, e a vacina dele é menos efetiva do que a do americano.”
Procurada, a assessoria de imprensa do Ministério da Economia informou que ainda não havia posicionamento a respeito da fala de Guedes.