Guarda Municipal de Cotia resgatou duas crianças, de 9 e 5 anos, que viviam em situação degradante, junto de 300 animais, sendo cães e gatos, em Cotia (SP). O casal vai responder por maus-tratos às crianças e aos animais.
Conforme a corporação, as crianças viviam junto a uma grande quantidade fezes e sujeiras dos animais, em um sobrado.
A situação de abandono foi descoberta no sábado (31). Um guarda municipal relatou que o dono da casa se mostrou nervoso com a chegada da equipe.
No local, diz o R7, cachorros e gatos viviam amontoados, em espaço insuficiente. Ração e fezes foram encontradas nos cômodos, que também estavam repletos de pelos dos animais. Havia bichos até no quarto das filhas do casal, de 5 e 9 anos.
Foram encontrados animais aglomerados inclusive dentro do quarto de duas crianças de 5 e 9 anos, filhas do casal. A Guarda Civil Municipal também identificou no quintal espécies de jaulas construídas para manter os animais presos.
Depois da ação, os 300 bichos foram levados para uma ONG de Cotia. As crianças foram levadas pelo Conselho Tutelar para um abrigo.
Suspeito
O dono da casa se apresentou como proprietário de uma cozinha industrial, que vende salgados. Ele informou que começou a ter prejuízos no negócio, desde que clientes reclamaram de pelos encontrados nos salgados.
Órgãos como o Centro de Controle de Zoonozes e a Vigilância Sanitária foram acionados.