O prazo para inscrição no programa MS Supera, que visa incentivar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos cursos universitários e de educação profissional técnica, foi estendido até esta terça-feira (25), às 23h59.
Inicialmente, o prazo se encerraria no domingo (24), mas o governo do Estado decidiu conceder mais um dia para que os alunos possam garantir sua participação. O programa oferece um auxílio de um salário mínimo (R$ 1.518) aos contemplados.
O MS Supera disponibilizou 2.200 vagas, sendo que 2.100 já foram preenchidas, restando 100 vagas abertas para inscrição. Dessas, 80 são destinadas a cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância, e 20 para cursos de educação profissional técnica de nível médio.
Aqueles que não forem classificados nas vagas disponíveis ficarão em cadastro de reserva.
O calendário do programa foi ajustado com as seguintes datas: a análise das inscrições será concluída até 28 de março, o prazo para recurso vai de 1º a 4 de abril, e o resultado final será publicado em 9 de abril.
A assinatura do Termo de Concessão do benefício ocorrerá entre 10 e 14 de abril, e o primeiro pagamento será realizado por transferência bancária entre 15 e 23 de abril.
Para participar, os estudantes precisam preencher o cadastro no site da Sead (Secretaria de Estado de Administração) e anexar os documentos exigidos. É necessário estar matriculado em um curso de educação profissional técnica de nível médio ou em uma universidade pública ou privada, ser residente em Mato Grosso do Sul há mais de dois anos, e não receber outro tipo de benefício ou auxílio financeiro com a mesma finalidade.
Os critérios de elegibilidade também incluem a comprovação de uma renda individual de até um salário mínimo e meio ou uma renda familiar não superior a três salários mínimos mensais.
Além disso, os candidatos não podem ter diploma de graduação, não podem ter mais de quatro reprovações em disciplinas e devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal.
A classificação dos estudantes será definida com base em critérios como: ser indígena, ter a menor renda média no núcleo familiar, ser mãe solo com filhos menores de 18 anos ou filhos com deficiência, ter deficiência ou ser candidata de maior idade.