Na manhã desta terça-feira (8), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que Mato Grosso do Sul já possui recursos para adquirir vacinas contra o novo coronavírus, caso o Ministério da Saúde não tome a frente para a compra.
Azambuja destacou que, independente da ‘paternidade’ da vacina, os imunizantes serão aplicados na população do estado.
“Nós vamos fazer todo o esforço para trazer a vacina para MS independente de onde venha. Essa questão de paternidade se é chinesa, americana, inglesa ou se é da Rússia, isso para mim não interessa. Se ela for aprovada pelos órgãos de vigilância, que é a Anvisa, é bem-vinda no Estado e nós iremos disponibilizar”, disse.
O governador destacou que mantém diálogo com o governador de São Paulo, João Dória, e com o Instituto Butantan. Ele ainda tem esperanças de, após a reunião com o Ministério da Saúde de hoje, definir junto aos outros governadores a questão.
“Temos recursos disponíveis para comprar as vacinas e o governo do estado está reservando. Conversei com São Paulo e o Instituto Butantan para disponibilizar. Mas pelo Plano Nacional de Imunização, quem coordena é o Ministério da Saúde, hoje estarei em videoconferência com o ministro Pazuello da saúde, ministro da Casa Civil, general Ramos para discutir com todos os governadores. Se ministério não fizer coordenação, ou não aceitar a paternidade de alguma vacina que possa ser aprovada. Não tenha dúvida que nós vamos adquirir no Mato Grosso do Sul, nós vamos comprar e disponibilizar com o plano de vacinação que deveria ser organizado pelo Ministério”, finalizou.
Ele também prestou solidariedade as famílias que perderam parentes na pandemia.