Ontem em frente ao Colégio Ambiental, localizado no Carandá Bosque, um dos locais de prova do Enem 2013, muitos candidatos mal saíram do local da prova e já sacaram seus celulares a fim de conferir os gabaritos extraoficiais que começaram a surgir após às 16h, horário em que tinham a permissão de levar os cadernos de questões para a casa em MS.
As respostas surgem de vários locais do país e diversos sites de cursinhos colocaram em tempo real as respostas aos gabaritos, conforme os professores corrigiam as questões. O Anglo de SP foi uma das instituições que disponibilizaram os gabaritos das provas do sábado.
Para Maykon Duarte Corrêa, candidato que recebeu a prova rosa, foi um teste de resistência e maratona. "A prova não estava difícil, mas sim, cansativa. Agora quero chegar em casa, ver os gabaritos que estão rolando na internet e repensar as estratégias de amanhã", concluiu o jardinense que mora há 15 anos na Capital.
Diversos cursinhos do país já colocaram um batalhão de professores para fazer a correção extraoficial segundo seus conhecimentos. O gabarito oficial do Enem ainda não foi divulgado no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Logo mais acontece a segunda e última etapa do Enem 2013. Os portões abrem às 12h (horário de MS) e os candidatos terão 5h30min para realizar o segundo dia de provas.