Dois filhotes de tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, e três corujas, foram transferidos para o Zoológico de Itatiba, em São Paulo, em ação coordenada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira (03).
A transferência objetiva garantir o bem-estar e a qualidade de vida das aves. Segundo o Dourados News, os filhotes foram batizados de Alto e Pantanal.
Um deles foi encontrado sem uma das asas, impossibilitado de retornar à natureza, enquanto o outro estava saudável, e permanecerá ao lado do irmão para preservar o vínculo e minimizar o estresse do isolamento.
Enquanto os irmãos seguem para um novo lar, um terceiro filhote, Vegas, permanece sob os cuidados do Imasul.
Vegas está em processo de reabilitação e será reintroduzido ao Pantanal assim que estiver apto a viver de forma independente.
Também foram enviadas duas corujas da espécie jacurutu e uma coruja-preta. O transporte foi realizado em uma van equipada com sistema de controle de temperatura.
Resgate
Os filhotes foram resgatados na região de Miranda após alerta da PF (Polícia Rodoviária Federal). O primeiro filhote foi encontrado no acostamento de uma estrada, sem condições de voo.
A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Miranda foi acionada e percorreu cerca de 8 km para capturar a ave.
Posteriormente, os dois foram encaminhados ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e, mais tarde, ao Hospital Ayty, onde receberam cuidados especializados.