quarta, 08 de janeiro de 2025

Busca

quarta, 08 de janeiro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

há 10 meses

Federação dos Jornalistas repudia transmissão do Carnaval na TV Globo

Sindicato do Rio de Janeiro também entrou na discussão e caracterizou o episódio como "desrespeito aos telespectadores, às escolas e ao Carnaval"

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) emitiu uma nota de repúdio contra a cobertura dos desfiles de escolas de samba no Rio de Janeiro, realizado pela TV Globo.

A equipe jornalística foi trocada por influenciadores, que estão sendo criticados pela falha na cobertura e inclusão de publicidades em momentos inoportunos.

"Ao abrir mão de repórteres, a emissora detentora do direito comercial de transmissão deixou as/os espectadores sem informações cruciais sobre a festa", diz a Fenaj.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro foi ainda mais enfático e caracterizou o episódio como "desrespeito aos telespectadores, às escolas e ao Carnaval".

"A TV Globo conseguiu invisibilizar o maior espetáculo da terra com uma cobertura pífia, sem profissionalismo, sem a beleza, os detalhes, as alas, alegorias. A história de cada enredo das escolas do Grupo Especial foi engolida e enterrada por influencers e outras celebridades que não são jornalistas. Um desastre!", diz o Sindicato.

Segundo a instituição, a TV Globo demitiu, em 2022 e 2023, vários jornalistas, "o seu maior capital intelectual. E, nessa linha, investiu em apresentadores e influencers que caíram de paraquedas e arrebentaram com o que poderia ser uma efetiva cobertura, com informação precisa".

"A falta de compromisso com a informação de qualidade acabou com a transmissão do Carnaval no Sambódromo. Um ano para as escolas produzirem o Carnaval, muito trabalho envolvido, pesquisa, construção histórica, criação, tudo feito por profissionais e daí vem o momento mais importante: o da apresentação de cada escola. A transmissão da TV Globo conseguiu enterrar tudo. Muito feio!", alegou o sindicato.

Abaixo a nota da Fenaj na íntegra:

Erros na transmissão, entrevistadores despreparados e desinformados e falta de detalhes foram algumas das reclamações feitas nas redes sociais pelo público que acompanhou os desfiles das escolas de samba pela televisão aberta em rede comercial neste Carnaval de 2024. Ao abrir mão de repórteres, a emissora detentora do direito comercial de transmissão deixou as/os espectadores sem informações cruciais sobre a festa.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) enfatiza a importância essencial do trabalho jornalístico na cobertura deste evento tão importante para a cultura nacional, pois os/as jornalistas trazem uma perspectiva histórica e social para o trabalho, enriquecendo a compreensão pública do Carnaval.

Por meio de reportagens, análises contextuais e entrevistas, as/os jornalistas oferecem ao público uma visão abrangente das tradições, dos desafios e das transformações do Carnaval. Além disso, destacam-se as questões sociais e políticas que permeiam essa celebração, proporcionando uma reflexão crítica sobre seu impacto na sociedade.

Neste sentido, a FENAJ exorta o público a reconhecer o valor inestimável do jornalismo na promoção da informação precisa e na preservação da memória coletiva. Ao valorizarmos o trabalho das/dos jornalistas durante o Carnaval, fortalecemos não apenas a liberdade de imprensa, mas também a nossa compreensão mais profunda das complexidades culturais e sociais que moldam essa festividade tão emblemática.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias