O lema tradicional do Exército Brasileiro, que é ‘’Braço Forte, Mão Amiga’’, foi alterado, propositalmente, em uma foto, que circula nas redes sociais. Segundo o R7, o fato é considerado uma fake news.
Conforme o site, a imagem foi manipulada e no local inserido o texto: ‘’Braço Forte, Mão Leve’’. O objetivo seria uma crítica a militares apontados pela CPI da Covid como membros de um esquema de corrupção. No entanto, os senadores não trouxeram quaisquer provas desse grupo criminoso.
A imagem com o texto falso, diz o R7, surgiu inicialmente em publicação do perfil de sátiras @memecrata, no Twitter, que tem histórico de publicações contrárias ao governo federal. O tuíte com a imagem foi publicado no dia 21 de julho.
Apesar de ter poucas interações(sete retuítes e 36 curtidas), a postagem teve grande repercussão e a frase alterada passou a ser usada em publicações com críticas ao Exército.
No entanto, a imagem é verdadeira, tendo somente parte do texto foi atlerada. A foto está disponível no site do Exército Brasileiro e nada mais é do que um registro da visita do então chefe de Gabinete de Planejamento e Gestão, Carlos dos Santos Sardinha, á 8ª Região Militar, em Belém, no Pará.