O Hipermercado Extra pode ser alvo do Procon-SP, após entregar bandejas vazias de carne aos clientes, até que o produto seja pago no caixa. A suspeita é que a prática, criada para evitar furtos, tenha sido adotada em unidades de bairros pobres.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, se for comprovado que a prática ocorreu somente em determinados bairros, a empresa pode ser multada por discriminação e método vexatório de cobrança.
Neste caso, diz o G1, o Procon pode autuar o hipermercado com base no faturamento global da empresa e o valor pode chegar a R$ 10,9 milhões.
Denúncias
A denúncia veio de uma cliente, que mora no Jardim Ângela, na Capital paulista, bairro considerado muito pobre. A consumidora pegou a embalagem vazia, somente com o preço e a descrição do produto, que era de 500 gramas de patinho e a bandeja com a carne só foi entregue depois do pagamento no caixa.
No entanto, em outra unidade da rede a 22 quilômetros dali, diz o G1, o procedimento é diferente. O cliente faz o pedido, o funcionário etiqueta o produto e entrega ao destinatário.
Em nota, a rede Extra se pronunciou sobre o caso:
“A rede informa que este procedimento não faz parte de sua política de atendimento, trata-se de uma falha pontual de procedimento. Assim que teve conhecimento do fato, a loja tomou providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada. A rede segue à disposição para quaisquer esclarecimentos.”