A Enquete TopMídiaNews, da semana, perguntou aos leitores se assistem canais abertos de televisão e o total de 38,10% disseram que sim, mas intercala com TV paga e serviços de streaming.
A pesquisa de opinião ficou aberta por sete dias e contou com a participação de 63 pessoas sobre o tema. A pergunta era: Você assiste canais abertos de televisão?
Entre as opções de respostam, 38,10% afirmaram que sim, mas intercala com TV paga e serviços de streaming. 30,16% das pessoas disseram que não, assistindo apenas conteúdo pago e canais de streaming.
Cerca de 20% relataram não assistir nada na televisão e 11% afirmaram assistir apenas canais abertos.
Streaming cresce no Brasil
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Tecnologia da Informação e Comunicação 2022, do IBGE, revelam que o streaming de vídeo continua em ascensão no Brasil. Em 2022, 43,4% dos lares com TV possuíam serviço pago de streaming, marcando um aumento de 4,1 pontos percentuais em relação a 2021.
O total de domicílios com TV cresceu para 71,5 milhões, embora a proporção tenha recuado de 95,5% para 94,9%. O impulso desse crescimento se deve à expansão da banda larga, queda de preços nos serviços de streaming e uma oferta crescente de conteúdo original.
Notavelmente, 95,3% dos domicílios com streaming também acessavam canais de TV, indicando que, apesar do aumento do streaming, a TV ainda desempenha um papel significativo no entretenimento dos brasileiros.