Foto de um bombeiro de Minas Gerais, em um abraço emocionado a uma vítima, não é da tragédia do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, ocorrido na sexta-feira (25). Pelas circunstâncias atuais até poderia ser, mas o fato é de um resgate ocorrido em 2011.
A imagem atribuída a Brumadinho mostra um militar do Corpo de Bombeiros abraçando uma pessoa suja de lama. Na verdade ele é um agricultor que ficou preso em uma cisterna e foi resgatado em Patos de Minas, na região do Alto Parnaíba.
A imagem, conforme o Estado de Minas, é creditada a Aislan Henrique, da equipe do Corpo de Bombeiros. Coincidentemente, a corporação republicou a imagem no Twitter dois dias antes do desastre em Brumadinho, com um recorte que não mostrava onde ela foi tirada.
No entanto, fotos marcantes e igualmente emocionantes da tragédia atual de Brumadinho não faltam. Uma delas e uma piloto de helicóptero que mantém a aeronave estabilizada até que outros socorristas resgatem uma mulher ferida e atolada na lama.