O primeiro lote de vacinas da Pfizer chega ao Brasil nesta quinta-feira (29), no Aeroporto Viracopos, em Campinas. O horário previsto é às 18h de MS.
O montante recebido será enviado para os 26 estados e o Distrito Federal. Porém, a distribuição será feita somente nas capitais, já que a vacina precisa ser armazenada em temperaturas muito baixas. Neste caso, a viagem e o armazenamento inadequado em cidades pequenas podem comprometer a eficácia do imunizante.
Segundo a Agência Brasil, o Ministério da Saúde destacou que os estados receberão de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, serão enviadas duas remessas diferentes. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, às primeiras e segundas doses que cada cidadão deverá receber.
O Governo Federal comprou 100 milhões de doses, que devem chegar gradativamente ao País.