O governador João Dória, PSDB, mandou autuar o presidente Jair Bolsonaro, por participar de uma passeio de moto sem usar máscara contra a covid-19. A motociata ocorreu na manhã deste sábado e atraiu cerca de 100 mil manifestantes.
Conforme o Poder 360, a punição de Dória contra Bolsonaro também se deu pelo fato do presidente promover aglomeração no evento.
Ainda segundo o site, em nota, a assessoria do governo paulista disse que o presidente, o filho, deputado federal, Eduardo Bolsonaro foram flagrados por equipes de Saúde e Segurança Pública sem máscara.
O ministro da Infraestrutura, Tárcisio Gomes de Freitas, estava junto e também foram autuados no valor de R$ 552,71.
Na autuação há uma mensagem de conscientização sanitária.
"O uso (...) é amplamente preconizado pela comunidade científica mundial internacional e o governo do Estado de São Paulo tornou obrigatória a sua utilização em seu território", diz a justificativa da multa. "O Estado de São Paulo conta atualmente com mais de 3,4 milhões de casos e mais de 117 mil óbitos, com uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 84,1%", diz o documento.
Dória já havia alertado sobre a possibilidade de multar Bolsonaro, já que o evento foi divulgado nas redes sociais com antecedência. O Governo do Maranhão também fez o mesmo quando o presidente andou sem máscara e causou aglomeração no estado.