A rotina de Manoel Parabá Peralta é cada dia mais delicada, devido à grave diabetes que convive desde seus 25 anos de idade. Hoje com 46, passou por cirurgia para amputação de um dos pés e precisa de ajuda para conseguir uma cadeira de rodas para se locomover.
Internado há mais de 20 dias no Hospital Universitário, em Campo Grande, ele vive com a família em Rio Verde, a 210 km da Capital. A doença se agrava com o passar do tempo e já teve como consequência a perda de um dedo, de um dos rins e da visão.
Técnico em eletrônicos e músico, ele teve de abandonar a profissão e a paixão por não conseguir desempenhar mais as funções, conta a filha Ruth, 22 anos. “Ele parou de tocar na banda, chamada Renúncia, gospel composta por família e amigos, onde ele cantava e tocava contrabaixo. Nós somos uma família que tem muita fé, se não fosse Deus nas nossas vidas, acho que não teríamos forças, principalmente ele, que sempre foi bem ativo e hoje se vê nessa situação. Meu pai é um cara de uma fé gigante”, relata.
“Ele teve muitos anos a doença e foi se agravando. [...] Depois começou a fazer hemodiálise, começou sofrimento de viajar quilômetros pra fazer. Em seguida perdeu a visão, ficou totalmente dependente. Eu que cuido dele. Só quem tem pessoa assim, parente, sabe o sofrimento que a gente passa junto. Aí veio a amputação e ele está anêmico, esperamos em breve estar em casa”, desabafa a esposa.
Ajuda
A cadeira de rodas ajudaria na qualidade de vida de Manoel, que hoje pesa 135 kg. Para entrar em contato e saber como apoiar a causa, basta entrar em contato por WhatsApp pelo telefone 066 99917-4593, falar com Ruth.