O grupo de deportados dos Estados Unidos que chegaram ao Brasil algemados e acorrentados, nessa sexta-feira (24/1), relataram uma série de conflitos com os agentes norte-americanos que os acompanharam no voo. De acordo com os brasileiros que estavam na aeronave, houve até uma fala ameaçadora: “Que dane o seu governo. Se a gente quiser, fecha a porta da aeronave, desce a gente e mata vocês”.
A decisão de deportar os brasileiros ocorreu durante a gestão de Joe Biden, mas eles são os primeiros a serem mandados de volta ao Brasil na era Trump.
“É triste, porque veio família, crianças. Os americanos são hipócritas, porque eles mesmos falaram ‘que se dane o seu governo. Se a gente quiser aqui, fecha a porta da aeronave, desce a gente e mata vocês’. Ele falou isso para a gente”, relatou Carlos Vínicius de Jesus.
Ao ser questionado como se sente ao chegar no destino final, Carlos afirmou: “Eu me sinto aliviado, porque cheguei com vida”.
Os brasileiros fizeram uma série de denúncias às autoridades brasileiras, relativas aos abusos sofridos durante o voo de deportação.