Com a covid-19 avançando em todo o país e causando superlotação nos hospitais públicos e particulares, os brasileiros se mostram mais favoráveis para tomarem a vacina e pelo menos 84% da população pretende se vacinar, conforme pesquisa do Datafolha, divulgada neste domingo (21).
O percentual é bem diferente do considerado em janeiro, quando 79% dos brasileiros gostariam de tomar a vacina e evitar o contágio. Desta vez, o crescimento é avaliado no momento que o país enfrenta.
De acordo com o Datafolha, apenas 9% dos entrevistados não se vacinaram e não pretendem se imunizar. O número era maior na pesquisa passada, onde 17% era contrário a vacinação.
Por outro lado, 5% das pessoas disseram que já foram vacinadas e 2% não souberam responder. As mulheres consideram se vacinar quanto antes, já que o percentual é de 86% contra os 82% dos homens.
Dos 2.023 entrevistados pelo Datafolha, 70% acham que a vacinação deveria ser obrigatória no país, contra 30% que acham que não deveria ser obrigatória. Cenário que diferia quando 55% eram a favor, em janeiro.
Na última atualização, feita no sábado (20), 5,54% da população brasileira havia recebido a primeira dose da vacina, representando quase 12 milhões de pessoas. A segunda dose foi aplicada em 1,96% das pessoas, representando mais de 4,1 milhões de imunizados.