O governador de São Paulo, João Dória, do PSDB, confirmou, em entrevista, seu desejo de concorrer à Presidência da República, em 2022. Até então era cogitado que ele disputasse a reeleição em SP.
Conforme entrevista à Folha, foi a primeira vez que o governador paulista falou sobre as eleições de 2022.
‘’Vamos disputar as prévias, respeitando todos os candidatos. Mas vamos trabalhar para vencer’’, anunciou o tucano.
O anúncio de Dória ocorreu logo após o PSDB definir as regras para as eleições prévias da legenda para escolher quem disputará a presidência do partido. A sugestão de João Dória ao partido – de universalidade de peso no voto dos filiados – foi derrotada.
Ainda segundo a reportagem, nesse momento, Dória iria disputar a vaga com Tasso Jereissati, Eduardo Leite (governador do RS) e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. As prévias do partido estão agendadas para 21 de novembro deste ano.
Críticas
O presidente Jair Bolsonaro, que já confirmou concorrer à reeleição em 2022, é um dos maiores críticos de Dória, mais do que Lula.
Para o atual presidente, Dória quebrou a economia de São Paulo ao promover medidas de restrição severas, em razão da pandemia da covid. Bolsonaro ataca até o jeito do governador se vestir, com roupas de grifes internacionais.
‘’É o calça apertada. É o calcinha apertada’’, zomba Bolsonaro.