Catadora de recicláveis encontrou fetos e órgãos humanos, no prédio desativado da Santa Casa de Foz do Iguaçu, no Paraná. O local do achado foi na cobertura da estrutura, que estava aberto desde a remoção do telhado, ocorrida este ano.
Segundo a RPC, o Instituto Médico Legal do Paraná destacou que foram achados sete fetos e dois órgãos, sendo um rim e um coração. O material ainda será periciado.
As partes humanas estavam em galões de produtos de limpeza, etiquetados com a data de 2002 e 2003 e mergulhados em formol. Também havia lixo hospitalar, como restos de vacinas e remédios.
A Polícia Civil do PR vai apurar o caso e destacou que o lixo hospitalar foi encaminhado para descarte correto os frascos levados para perícia.
A Santa Casa declarou falência em 2006 e o prédio, em uma área de 16 mil metros quadrados ficou abandonada até ir para leilão. O imóvel foi arrematado e está em fase de revitalização.
Tragédia
O achado na antiga Santa Casa de Foz do Iguaçu fez lembrar o caso do Césio 137, em Goiânia. Um catador encontrou uma cápsula em uma clínica abandonada e, sem saber que o material era radioativo, vendeu pedaços do material e deixou crianças brincarem com o ‘’pó luminoso’’.
O caso do Césio foi uma das maiores tragédias radioativas do Brasil e deixou mortos e sequelados eternos.