Averiguação do Ministério da Infraestrutura dá conta que não há mais pistas bloqueadas por caminhoneiros, nesta quinta-feira (9), em todo o País. A liberação ocorreu após apelo do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o levantamento, caminhoneiros fazem apenas pontos de concentração em rodovias de 13 estados. Eles manifestam apoio ao presidente Jair Bolsonaro e repúdio ao Supremo Tribunal Federal.
Desde o final da noite de terça-feira, diversos pontos de bloqueio foram registrados em estradas federais. Nesses pontos, somente caminhoneiros eram retidos. Quem se recusasse, sofria intimidação e até danos no veículo.
Segundo o G1, o Bolsonaro gravou áudio pedindo aos caminhoneiros que liberem as estradas do país. Na gravação, o presidente diz que a ação "atrapalha a economia" e "prejudica todo mundo, em especial, os mais pobres".
Mato Grosso do Sul também registrou pontos de bloqueio e manifestação de caminhoneiros, situação que já não existe mais. Os profissionais do volante seguem com o protesto, de forma pacífica, em favor do presidente.
Em Minas Gerais, nesta quarta-feira (9), houve momentos de tensão, em razão de motoristas de caminhões tanque aderirem ao protesto. O temor é que houvesse paralisação perto de refinarias e comprometesse o abastecimento de combustíveis.