A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, venceu, nesta quarta-feira (6), a categoria de Maior Turismo Responsável do Mundo. O prêmio foi entregue durante a tradicional feira internacional do setor, a World Travel Market, em Londres.
De acordo com os organizadores do evento, a criação de um esquema que controla o número de visitantes no local e garante que o excesso de pessoas não prejudique a natureza foi o grande destaque e motivo da vitória.
"Bonito surgiu como um destino turístico devido a suas belezas naturais em 1990 depois de aparecer na TV e, em 2012, já recebia 190 mil turistas por ano", escreveram os juízes.
As águas cristalinas, as cavernas, as montanhas e as florestas repletas de natureza intocada são asseguradas com a administração de um parque e 10 áreas de reserva privadas.
Os outros concorrentes da categoria eram Butão, Irlanda, Aústria, Lituânia e Quênia. O prêmio avalia vilas, cidades, regiões ou países que promovem fortemente o turismo responsável entre os visitantes e também os profissionaos da indústria de turismo.
A cidade de St Kilda, na Escócia, Roros, na Noruega, Aspen, nos Estados Unidos e a Nova Zelândia também já levaram a premiação em anos anteriores.