Estudo do Mediterranean Neurological Institute e da Universidade de Pisa, na Itália mostrou que a hidroxicloroquina reduz em 30% o risco de morte pela covid-19.
O trabalho foi publicado no European Journal of Internal Medicine e analisou 3.451 pacientes com a doença, no período de 19 de fevereiro a 23 de maio, em 33 hospitais de regiões diversas da Itália. Os dados desses pacientes foram comparados àqueles que não receberam o medicamento.
“Observamos que os pacientes tratados com hidroxicloroquina tiveram uma taxa de mortalidade hospitalar 30% menor em comparação com aqueles que não receberam esse tratamento”, explicou o autor do estudo, o epidemiologista Augusto Di Castelnuovo, em um comunicado à imprensa.
"Dentro dos limites de um estudo observacional e aguardando resultados de ensaios clínicos randomizados, esses dados não desestimulam o uso da hidroxicloroquina em pacientes internados com covid-19", conclui o estudo.
Segundo trouxe o R7, De acordo com o médico, os resultados positivos ocorreram principalmente em pacientes que apresentavam um estado inflamatório mais evidente no momento da internação, segundo a pesquisa.