O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quarta-feira (24), que a decisão sobre compra e aplicação da vacina da Pfizer – Biontech é de extrema responsabilidade. Ele destacou que a fabricante impõe cláusulas absurdas.
A fala do presidente ocorreu durante visita ao Acre, estado atingido por fortes chuvas e também por altos índices de covid-19.
Conforme divulgado pelo presidente, o laboratório que produz o imunizante exige a assinatura de um termo isentando a empresa por quaisquer efeitos colaterais graves na população.
"É uma coisa de extrema responsabilidade quem tiver por ventura no Brasil tiver que dar a palavra final. Se sou eu como presidente, se é o Parlamento derrubando um possível veto, ou o Supremo Tribunal Federal. Agora, todas as cláusulas serão mostradas à população, para que na ponta da linha todo mundo saiba o que está sendo aplicado", afirmou.
Nesta terça-feira (23), a Anvisa concedeu o registro definitivo para a vacina da Pfizer. No entanto, as negociações para a compra dos imunizantes, que começou ainda em 2020, não evoluíram, já que o governo considera como abusivas as imposições do laboratório.