A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na sexta-feira (26/7), segue causando burburinho nas redes socais entre representantes do bolsonarismo, que falam em ataques à fé cristã. O principal momento da festa criticado foi uma paródia do quadro “A última Ceia”, de Leonardo da Vinci, que faz referência à derradeira refeição de Jesus Cristo com seus apóstolos antes da crucificação.
Na cerimônia, alguns personagens bíblicos foram retratados por drag queens, entre elas, Nicky Doll, ex-participante do reality show RuPaul’s Drag Race. Outro momento que chamou atenção foi a interpretação do deus grego Dionísio, o Deus do Vinho, da alegria e que também representa o teatro.
As interpretações da cantora pop americana Lady Gaga e da francesa Aya Nakamura também foram alvo de críticas. Abertamente bissexual, Lady Gaga é considerada um ícone da comunidade LGBTQIA+ e famosa mundialmente. Já Aya Nakamura, que nasceu em Bamako (Mali), mas foi criada na França, é alvo de ataques de políticos e influencers da extrema-direita francesa desde que anunciada como uma das atrações da abertura das Olimpíadas.
E pensar que tínhamos momentos como esse. As Olimpíadas viraram mais uma vítima da loucura mundial pic.twitter.com/H8wFA3xXkz
— Milton Neves (@Miltonneves) July 26, 2024
Exigem respeito a tudo, menos a nossa fé.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 26, 2024
São a favor de toda a diversidade, menos a cristã. Pedem tolerância, menos contra quem discorda deles. Prazer, militância LGBT.