Um avião que combatia as chamas de um incêndios florestal ao sul da maior cidade da Austrália, Sydney, caiu em um parque nacional nesta quinta-feira, matando o piloto e provocando um novo foco de fogo além dos 55 que ainda queimam no Estado de Nova Gales do Sul.
O acidente aconteceu à medida que o vento forte e o ar seco causaram um aumento das chamas que atingem montanhas a oeste de Sydney há uma semana, fechando estradas e invadindo um vale que leva à região metropolitana.
Equipes de emergência confirmaram que um homem de 43 anos morreu quando o avião de lançamento de água que ele pilotava caiu no Parque Nacional Budawang, 270 km a sudoeste de Sydney, uma área de deserto popular por trilhas e campings.
Equipes de resgate não conseguiram recuperar o corpo devido aos ventos fortes, fumaça e do terreno acidentado. Mais de 200 casas foram destruídas em Nova Gales do Sul desde quinta-feira passada, quando os incêndios começaram nos arredores de Sydney. Um homem morreu vítima de ataque cardíaco enquanto tentava salvar sua casa.