Filipe Martins, assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, fez piadas gordofógicas relacionadas à deputada federal Joice Hasselman, nesta terça-feira (28). A parlamentar sofreu ataques virtuais durante todo o dia, depois de um áudio revelar que ela orientava assessores a criar perfis falsos para reagir aos ataques.
Segundo o Metrópoles, boa parte dos insultos dirigidos à parlamentar tentam desqualificá-la por causa da obesidade, associando a imagem dela à personagem de desenho infantil Peppa Pig. A maioria dos ataques parte de perfis anônimos, mas o assessor palaciano replicou os posts no perfil dele no Twitter.
No áudio, Joice diz precisar criar ''vários perfis'' para reagir às críticas de apoiadores de Bolsonaro. Por isso o assessor escreveu: ''De certo ela pediu para criar vários perfis porque ela tinha engordado tanto que não cabe em apenas um''.
Ainda segundo o site, apesar de Martins não ter citado diretamente o nome de Joice, a relação é direta, porque o dia da militância bolsonarista está sendo dedicado a atacar a ex-aliada, que foi a líder do governo Bolsonaro no Congresso em boa parte do primeiro ano da gestão e hoje tece críticas severas ao presidente e aos filhos dele.
Nos comentários, outros bolsonaristas influentes riram da piada gordofóbica. É o caso da também deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) e do comunicador Bernardo Küster.