Aos 102 anos, Dirce Vieira Miranda, moradora de Tatuí, que é cadeirante, teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e superou a covid-19. Sem precisar ser internada, ela respira com ajuda de oxigênio caseiro.
Dirce positivo no dia 15 de junho, mas foi assintomática. “O diagnóstico foi um choque para a família e a maior preocupação foi devido à idade e pelo quadro de saúde dela. Ela teve AVC e é cadeirante, por causa da fraqueza nas pernas, mas minha avó sempre foi muito forte e respondeu muito bem ao tratamento domiciliar”, conta Mara Miranda, neta de Dirce ao site G1.
A idosa teve febre, mas a família acreditou que era em decorrência de uma infecção urinária. Apenas após 10 dias o exame foi colhido e deu positivo para a Covid-19.
“Uma das cuidadoras da minha avó teve sintomas de gripe e depois descobriu que era Covid, então nós acreditamos que minha avó tenha se infectado desta maneira, já que ela não sai de casa", explica.
Além da cuidadora e da dona Dirce, duas filhas da idosa também tiveram a doença, mas se recuperaram seguindo apenas o tratamento em isolamento domiciliar.
Viúva há 40 anos, dona Dirce é mãe de 18 filhos, mantém a vaidade e adora festas.
"Minha avó é uma pessoa extremamente lúcida, de ferro, ama de comandar tudo, adora plantas e festas e vai fazer 103 anos em outubro. Mesmo assim, com tantos anos de vida e tantas bagagens, continua sendo uma mulher muito vaidosa", diz Mara.
Segundo a dona Dirce, o segredo para a saúde de ferro e a longevidade está na fé e na boa alimentação.
"A mensagem que eu sempre passo é para que as pessoas comam alimentos saudáveis, sejam vaidosas e tenham fé em Deus. Sempre comi muito arroz, feijão, refogados de couve e chicória, doces caseiros de figo e cidra. É importante comer coisas caseiras", afirma Dirce.