O presidente Jair Bolsonaro (PL) deu uma declaração no último sábado (12) afirmando que o preço da gasolina brasileira é uma das mais baratas do mundo. A fala foi reproduzida em uma videoconferência poucos dias após o aumento no preço dos combustíveis no país.
A declaração foi feita durante o Congresso Brasil Profundo, evento organizado pelo Instituto Conservador-Liberal e pelos movimentos de direita em Londrina, no Paraná.
"Temos problemas no momento, como inflação, sim, aumento dos combustíveis, mas, infelizmente, isso acontece no mundo todo. Estamos dando o melhor de nós. Quem pesquisa e vê sabe que uma das gasolinas mais baratas do mundo é a nossa. Nós também estamos sofrendo, mas não tanto quanto outros povos aí fora”, declarou Bolsonaro.
Na última sexta-feira (11), o presidente sancionou o projeto de lei que fixa a cobrança de ICMS para combustíveis e zera o PIS/Cofins para óleo diesel.
Após 57 dias sem reajustes, a Petrobras decidiu aumentar seus preços de venda de gasolina e diesel às distribuidoras. O novo valor passou a vigorar em todos os postos de combustíveis na última sexta-feira.
Inclusive termina nesta segunda-feira (14), o prazo dado pela Justiça para que o presidente explique o aumento dos combustíveis.
A juíza federal Flávia de Macêdo Nolasco, da Seção Judiciária do Distrito Federal, deu prazo de 72 horas ao governo para que explique o aumento anunciado pela Petrobras no preço dos combustíveis. A magistrada atendeu a pedido do CNTRC (Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas). A entidade pede que o reajuste seja suspenso em todo o país.
Devem responder aos questionamentos o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, e a própria estatal.