Foi divulgado hoje (16), pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) que o abastecimento de gás de cozinha GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) já foi normalizado em todos os Estados onde foi registrada falta do produto.
Foi divulgado ainda que a falta do gás se deveu ao aumento da demanda, motivada por um período de inverno mais prolongado, somado à uma paralisação da produção na Refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos, da Petrobras. O problema foi informado pela ANP como 'deficiências localizadas', mas não especificou os locais.
Segundo o presidente da Abragás (Associação Brasileira das Revendedoras de Gás LP), José Luiz Rocha, as distribuidoras de GLP estavam se aproveitando da redução da oferta de botijões para tentar elevar o preço do produto nos Estados onde não havia carência.
A associação informou que a falta registrada nos últimos dias afetou São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. De acordo com a ANP, a refinaria da Petrobras já voltou a funcionar regularmente e houve aumento de importações de GLP para atender o mercado, o que eliminou a carência de suprimento, não justificando portanto qualquer elevação no valor do produto.