Vídeo que circula nas redes sociais, mostra um agente da Polícia Rodoviária Federal, dando aula para candidatos de concursos para carreiras policiais. O instrutor faz um comentário, dizendo que já trancou um preso na viatura e jogou spray de pimenta para sufocá-lo.
''[Aí a pessoa fica mansinha], diz o PRF, identificado como Ronaldo Bandeira, na aula, em Balneário Comboriú (SC), traz o UOL.
A fala de Bandeira chamou atenção, em razão de uma ocorrência envolvendo PRFs , em 24 de maio, em uma rodovia perto de Umbaúba, Sergipe. Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, resistiu à abordagem, mas foi contido e colocado dentro da viatura. Um dos agentes joga gás de pimenta, formando uma verdadeira ''câmara de gás''.
Apesar dos apelos de testemunhas e dos gritos de Genivaldo, ele foi mantido no compartimento para presos e, morreu por asfixia, enquanto era levado para a delegacia local.
A morte de Genivaldo gerou protestos de moradores da região. A acusação é de tortura e assassinato. Nesta quinta-feira, a PRF informou que afastou os dois agentes envolvidos.
Câmara de gás
Ronaldo, diz o UOL, tem 35 anos e passou no concurso da PRF em 2008 e foi nomeado em 2011. Anos mais tarde, abriu um cursinho preparatório, voltado para quem quer atuar na segurança pública.
Ainda segundo o UOL, no vídeo, ele detalhou aos alunos como foi a ocorrência com um preso.
''ele estava na parte de trás da viatura, ele ainda tentou quebrar o vidro da viatura, com chutes. Ficou batendo o tempo todo. O que que o polícia faz? Abre um pouquinho, pega o spray de pimenta e taca", narrou Ronaldo, para riso dos alunos.