Pesquisa feita pela Datafolha e divulgada pela Folha de São Paulo mostra que para 46% dos brasileiros, o governador João Doria (PSDB-SP) fez mais contra a covid-19 que o presidente Jair Bolsonaro.Porém, o total de 28% acredita que o presidente é o político mais empenhado em combater o vírus.
A pesquisa nacional foi realizada nos dias 20 e 21 de janeiro. Foram ouvidas 2.030 pessoas, e a margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. Não souberam dizer qual dos políticos rivais trabalhou mais contra o novo coronavírus 13%, enquanto 11% disseram que nenhum deles o fez e 2%, que ambos combateram a crise.
O resultado vem após a vitória política de Doria sobre Bolsonaro na corrida pela vacinação no Brasil.
Defensor de uma abordagem científica da crise desde o começo, o tucano se antagonizou negacionismo esposado pelo presidente.
O episódio mais recente do embate entre os dois prováveis adversários na disputa pelo Planalto em 2022 foi a dita guerra das vacinas. Doria, de posse estadual do imunizante de origem chinesa Coronavac, forçou o governo federal a se mexer ao lançar um plano local de vacinação.
Ao fim, apesar de Bolsonaro dizer que não compraria a "vacina chinesa do Doria", ela foi a única disponível no Brasil para começar a campanha de
imunização na semana passada. Até a foto da primeira pessoa vacinada o tucano assegurou para seu governo.
Doria já disse que a Coronavac e a postura proativa em relação à crise seriam ativos eleitorais e previu que o imunizante poderia nacionalizar seu nome.
Veja a pesquisa completa clicando aqui.