Nas eleições deste domingo (2), a população de Mato Grosso do Sul também escolhe quem ocupará as 24 cadeiras disponíveis na Assembleia Legislativa ao cargo de deputado estadual.
São 397 candidatos disputando as cadeiras, equivalendo a 16,54% por vaga.
Dentre os 24 deputados que já estão eleitos e cumprem mandatos até o dia 31 de dezembro de 2022 estão:
Amarildo Cruz (PT), Pedro Kemp (PT), Coronel David (PL), Neno Razuk (PL), João Henrique (PL), Felipe Orro (PSD), Herculano Borges (Republicanos), Antonio Vaz (Republicanos), Mara Caseiro (PSDB), Paulo Corrêa (PSDB), Zé Teixeira (PSDB), Jamilson Name (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Renato Câmara (MDB), Professor Rinaldo (Podemos), Barbosinha (PP), Marçal Filho (PP), Londres Machado (PP), Gerson Claro (PP), Evander Vendramini (PP), Capitão Contar (PRTB), Lucas de Lima (PDT), Paulo Duarte (PSB), e Lidio Lopes (Patriota).
Desses 24 nomes, Felipe Orro não disputa reeleição. Barbosinha concorre como candidato a vice-governador na chapa com Eduardo Riedel (PSDB), e Capitão Contar concorre ao cargo de governador.
Os outros 21 deputados estaduais tentam mais um mandato, e até o final do dia será sabido o quantitativo de reeleitos e renovação da Casa de Leis.
O que faz um deputado estadual?
Os deputados estaduais são os responsáveis por legislar, fiscalizar e prezar por uma atuação justa do Executivo. Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fica a cargo desses representantes estabelecer, criar, alterar e vetar as leis estaduais. Além disso, são eles que observam se há alguma irregularidade na gestão do Executivo do Estado. Os deputados também ficam a cargo de investigações que apuram determinado fato caso sejam convocados para participar de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). Cabe ainda aos deputados, a análise de alguns documentos importantes do Executivo, como as prestações de contas.
Qual é o salário de um deputado estadual?
O salário de um deputado estadual é de R$ 25 mil. Além disso, cada um tem direito a R$ 36 mil de CEAP (Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar), verba destinada a custear gastos exclusivamente vinculados ao trabalho legislativo.
A escolha dos representantes dos órgãos legislativos é feita por meio do sistema proporcional.