Os candidatos ao segundo turno do governo de MS, Eduardo Riedel (PSDB) e Capitão Contar (PRTB) apresentaram seus programas eleitorais nesta sexta-feira (7) e usaram vídeos do presidente Jair Bolsonaro. Enquanto Contar mostrou que tem força com vídeo onde Bolsonaro pede voto a ele, Riedel exibiu nova mídia, onde Bolsonaro diz que vai se manter neutro em MS.
Os programas na TV são apresentados às 12h. Os primeiro candidatos a ser apresentarem foram aos cargos de presidente da República.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
A primeira propaganda eleitoral exibida foi para presidente da República.
Lula exibiu sua peça agradecendo a Deus e aos eleitores. Ele diz que venceu o primeiro turno com a maior votação da história, defendeu a democracia e prosperidade.
Lula afirma que o País agora, vive novamente a fome, inflação e miséria. Ele diz que quer mudar esse cenário.
“Vamos voltar a gerar empregos, fortalecer o salário mínimo. Vamos proteger nosso empreendedorismo.”
Lula acusou Bolsonaro de espalhar fake news. E tenta atingir aos evangélicos. Ele disse que foi autor da lei da liberdade religiosa e Marcha para Jesus.
Lula também mostrou que tem apoios políticos de Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), e outras lideranças. Ao final, a propaganda de Lula mostrou Bolsonaro imitando pessoas com falta de ar, filas do osso, e agressões de Bolsonaro as mulheres.
Jair Bolsonaro (PL)
O candidato a reeleição, Jair Bolsonaro, abriu com música de campanha.
Ele destacou que o PL elegeu maior número de parlamentares no Congresso Nacional, e tentou enfatizar que o melhor é ter um presidente que governe ao lado dos senadores e deputados eleitos.
Bolsonaro diz que vai ter liberdade para governar ao ter apoio da bancada.
“Essa bancada mais afinada comigo, é a certeza de os projetos que nós enviarmos serão aprovados.”
Ele também tentou mostrar aliados políticos, como prefeitos do Paraná,
Bolsonaro culpou institutos de pesquisas pelo resultado do primeiro turno. E a imprensa pelas notícias sobre erros do governo. Bolsonaro prometeu entregar títulos de terras, e investimentos em infraestrutura.
Governador
Capitão Contar - PRTB
Já Capitão Contar informou que “ele sim é Bolsonaro”. Contar afirmou que o apoio do presidente lhe deu a vitória em primeiro lugar no primeiro turno. Ele agradeceu aos eleitores. E mostrou sua história.
Contar nasceu em 25 de dezembro de 1983. É descendente de libaneses. Pai dentista e mãe bioquímica. Foi destacado que Contar era estudioso e que passou em concurso disputado. Formou-se na Agulhas Negras e atuou em logística e gestão de recursos. Foi 17 anos servindo ao Exército.
Ele se candidatou em 2018 a deputado estadual, e sem usar fundo eleitoral, foi o deputado mais votado do Estado. Contar mostrou o vídeo em que Bolsonaro pediu voto a ele, no debate da Rede Globo em 29 de setembro.
Ele ignorou o novo vídeo de Bolsonaro dessa semana, em que o presidente diz que vai se manter neutro no segundo turno.
Eduardo Riedel- PSDB
Eduardo Riedel apresentou sua peça e disse que quando começou a campanha as pessoas sequer sabiam seu nome. Ele firmou que se apresento com humildade a população de todo o Estado. Riedel diz que é preciso enfrentar a gestão com coragem e que não defende um governo e sim um modelo de gestão.
Riedel enfatizou que venceu em 51 dos 79 municípios do Estado. Ele mostrou o vídeo em que Bolsonaro aparece ao lado de Tereza Cristina (PP) dizendo que estará neutro no segundo turno de MS pelo fato de os dois candidatos serem seus apoiadores.
Tereza Cristina apareceu ao lado de Riedel, e pediu votos a ele.