Um processo que vem se popularizando em todo Brasil e que está se difundido em Campo Grande, visando promover o desenvolvimento pessoal e profissional é o Coaching de Alta Performance. O objetivo do treinamento é estimular as habilidades naturais de cada pessoa, de forma que atinja os objetivos desejados, por meio da conscientização de suas habilidades e da mudança de comportamento.
O presidente fundador do IBPH (Instituto Brasileiro de Performance Humana), Roberto Rangel Madureira tem propriedade para falar sobre o assunto e está na Capital até a primeira quinzena de novembro oferecendo o treinamento para empresas e também na forma individual (life coaching).
“O conceito de Coaching de alta performance começou inicialmente nas empresas, já que o mundo corporativo compreendeu a necessidade de trabalhar as potencialidades dos funcionários. Hoje não basta apenas o profissional ter o conhecimento técnico, mas sim demonstrar o nível de habilidade e a capacidade de atuação”, explicou.
A técnica do especialista é abrangente e pode ser utilizada em qualquer segmento empresarial e para qualquer público. “O coaching é um processo que usa metodologia específica, validado com técnicas e ferramentas e que faz a pessoa analisar seu estado emocional. Com isso podemos desenvolver habilidades que fortaleçam o indivíduo e melhorem sua carreira ou o gerenciamento do seu estado emocional”, detalhou.
O empresário Paulo Gaudioso acreditou tanto na proposta do coach que trouxe para dentro da empresa da qual é proprietário e fala que já vendeu a ideia para outras cidades do Estado. “Aqui na empresa trabalhamos com foco em treinamento, gestão, consultoria organizacional e agora coaching. Temos foco específico no resultado, porque costumo dizer que 'o esforço comove, porém o resultado é que convence'. Tanto que o projeto desenvolvido pelo Madureira está tendo excelente aceitação e estamos fechando turmas em Campo Grande, Dourados, Sidrolândia e Itaporã”, destacou.
Problemas na comunicação – Madureira conta que o maior problema identificado hoje no mundo corporativo é a falta de comunicação. “Em 100% das empresas por onde estive verifiquei um problema comum. A informação virou lixo, porque você tem acesso a uma gama imensa de informações e não tem um método para escolher o que lhe interessa. O indivíduo pode ter muita informação, vários cursos e não conseguir um bom desempenho, porque não está focando no seu objetivo”, argumentou.
O profissional analisa que as empresas estão acordando para necessidade de investir no material humano, mas precisam ainda vencer algumas barreiras. “Felizmente, o mundo corporativo entendeu que para se alcançar resultados e projetar aumento de lucros se faz necessário utilizar alguns procedimentos essenciais. Por exemplo, quando for contratar um funcionário é obrigatório fazer o recrutamento e a seleção, pois é a maneira de buscar uma pessoa que irá atender as necessidades da sua empresa. Não existe pessoa certa na vaga errada, e sim, pessoas erradas na vaga certa”, completou.
O executivo tem um currículo com 25 anos de experiência, tendo trabalhado na empresa Tilibra e liderado times na área comercial e gestão de mudanças. Formou-se em practitioner em PNL pelo Instituto de Performance Humana Continuum, é Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Executive Coach pela Net Profit com foco em Business Coaching para alta performance.
Serviço – O contato com o profissional pode ser feito pelo telefone (67) 3352-8445, na empresa RA Soluções ou pelo email paulo@raempresarial.com.br