A Petrobras, em resposta à solicitação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), esclareceu em fato relevante algumas das características da metodologia de precificação dos combustíveis aprovada pela diretoria-executiva.
Segundo o documento, a metodologia contempla “reajuste automático do preço do diesel e da gasolina em periodicidade a ser definida antes da implementação, com base em variáveis como o preço de referência dos derivados no mercado internacional, taxa de câmbio e ponderação associada à origem do derivado vendido”.
Também está previsto mecanismo que impede o repasse da volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico.“A Petrobras reafirma que a metodologia foi aprovada pela diretoria e apresentada ao conselho de administração, o qual solicitou estudos adicionais, ora em elaboração”, disse a petroleira em documento.
A Petrobras reiterou que o fato relevante em si se refere à introdução de uma fórmula de precificação do diesel e da gasolina que dê maior previsibilidade à geração de caixa e reduza os índices de alavancagem da empresa.