O valor do litro do leite encontrado nas prateleiras de vários mercados espalhados pelo Brasil, já tem assustado os consumidores que, de repente, passaram a pagar mais de R$ 7 pelo litro do produto.
De acordo com o Site Uol, o último levantamento do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o leite longa vida acumulou alta de 29,28% nos últimos 12 meses.
"Os preços do leite estão em alta devido à oferta limitada. Com o inverno e o clima mais seco, a qualidade das pastagens cai e, por isso, a alimentação do rebanho é afetada, levando à queda na produção", diz Natália Grigol, pesquisadora da área de leite do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (Cepea - Esalq/USP).
Ainda conforme a especialista, os efeitos climáticos do La Niña também ajudaram na subida do preço do leite no campo, refletindo nas prateleiras das cidades.
"Isso levou muitos pecuaristas a saírem da atividade ou a enxugarem investimentos. Como consequência, agora enfrentamos dificuldade para elevar o nível da oferta", conta.