Centenas de pessoas participaram da inauguração do Fort Atacadista Parati, sétima unidade da bandeira em Campo Grande, nessa quarta-feira (4). O novo empreendimento do Grupo Pereira, também detentor do Comper e Bate Forte, já gera 110 empregos diretos e vai impulsionar a economia do bairro Jardim Parati e região, uma vez que ali é latente o ‘peso’ do comércio na geração de renda.
“A inauguração do Fort Parati, além de facilitar a rotina dos moradores do bairro, também vai contribuir com os microempreendedores da região, já que a loja está localizada em um dos principais corredores gastronômicos da cidade", esclarece a jornalista Tainá Mendes, 27 anos, moradora do bairro.
Para a dona de casa Mayara Chaves, 38 anos, a implantação de um atacadista na região traz muitos benefícios no sentido de a população ter um mercado com produtos de qualidade e preços menores. Ela mora no Aero Rancho, bairro próximo ao Parati, e acrescenta que o novo Fort Atacadista vai ajudar as pessoas residem naquela localidade e não têm veículos. “Na região em que moro há atacadistas próximos apenas para quem tem carro, mas para a população que não tem veiculo próprio, gastos com Uber e táxi acabam afetando a economia doméstica. Esse empreendimento vai ajudar na economia de quem mora naquele bairro e adjacências e não possui carro, afinal, as corridas podem ser mais baratas do que se fossem feitas para atacadistas mais distantes”, emenda.
Na opinião da musicista Maila Marcato, 29 anos, que mora no Parati, a nova unidade do Fort Atacadista vai garantir que as pessoas que moram na região tenham mais possibilidade de compra. “Levando em conta o poder aquisitivo da população local e pelo fato de o atacadista ter preços mais acessíveis, também vai aumentar o movimento na rua da Divisão, principal corredor gastronômico do bairro. Fora isso, mais pessoas poderão consumir produtos e serviços dos lojistas locais, contando com a mesma vantagem financeira de quem mora ali”, ressalta.
Facilidade e praticidade nas compras são citadas pelo poeta Jair Fraga, 31 anos, como os principais quesitos oferecidos pelo novo atacadista no bairro em que mora. “Eu e minha mulher morávamos numa casa no Jardim Parati, só que o dono a pediu de volta. Na procura por outro imóvel para morarmos, optamos por residências nesse bairro pela facilidade de ter quase tudo na rua da Divisão. Na época tinha o Comper, que já era ótimo. Agora, com o atacadista, melhora 100% porque a gente tinha que se deslocar até a Ernesto Geisel pra fazer compras e este praticamente fica no quintal da nossa casa”, comemora.
Sétimo Fort – O novo Fort Atacadista, sétimo do Grupo Pereira na cidade, tem todos os benefícios das demais seis lojas, mas em um modelo compacto. Uma das inovações é o Açougue Carne Fresca, segundo no município no formato de Atacarejo – o primeiro está na loja Coronel Antonino – e que apresenta diversos tipos de cortes de carnes em bandejas, facilitando a compra por parte de toda a comunidade.
“Com o açougue e as demais seções, os clientes podem fazer as suas compras completas num só lugar. Nesta loja, esperamos poder atender não só o bairro de Parati, mas outros que compõem toda essa grande região de Campo Grande. Estamos levando uma loja de atacarejo para ficar ainda mais perto dos clientes que, atualmente, tem que se deslocar para ir a esse tipo de comércio”, diz Gilberto Oliveira, diretor nacional de operações do Fort Atacadista.
Dois mil metros de área de vendas, 14 checkouts , uma grande área de perecíveis e com mais de 7.000 itens, fazem com que o Fort Parati Compacto esteja preparado para receber 3 mil clientes em média por dia. “Mesmo em um ano em que a economia ainda dá sinais fracos de recuperação, estamos mantendo os nossos planos de expansão a todo vapor. Acreditamos que, no segundo semestre, a economia se fortaleça para que o Brasil volte a crescer com mais velocidade. Estamos fazendo a nossa parte, investindo, criando empregos e gerando tributos aqui no Mato Grosso do Sul e nos demais estados em que atuamos”, comenta Beto Pereira, presidente do Grupo Pereira.
Com mais essa unidade compacta, a segunda na cidade – a primeira é o Fort Tiradentes – são sete lojas Fort em Campo Grande e a 29ª unidade da bandeira atacadista no Brasil. Além de estar presente em Mato Grosso do Sul, o Fort Atacadista também possui lojas em Mato Grosso, Santa Catarina e Distrito Federal. Além do Fort, o Grupo Pereira responde pelas bandeiras Comper (supermercados) e Bate Forte (atacadista de distribuição), totalizando 63 unidades de negócios no Brasil.
Ainda neste ano serão inauguradas mais oito lojas do Fort Atacadista no Brasil. As lojas serão em Chapecó (SC), no dia 25 de julho, e, na sequência, as lojas de Campeche, em Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Itajaí, Joinville, Biguaçu, todas em Santa Catarina, e, por último, em Rondonópolis (MT).